12 dicas para gerar ideias e escrever artigos mais facilmente



Escrever facilmente artigos e gerar ideias e dicas para novos artigos são normalmente dois dos maiores obstáculos que os blogueiros enfrentam diariamente. Quantas vezes abriu o editor do blog, e ficou 15 minutos a olhar para a tela em branco, sem qualquer ideia do que haveria de escrever? A isso chama-se bloqueio de ideias, e existem pelo menos 10 dicas para combater o bloqueio de ideias na hora de escrever. No entanto, escrever com facilidade e ter ideias com naturalidade é um processo que requer alguma prática e acima de tudo estratégias, que é algo que normalmente os blogueiros não têm.


É importante ter em consideração também, que você conseguirá gerar tantos mais conteúdos, quanto mais atenção e descanso o seu cerebro tiver. Recentemente o colega Miguel Lucas escreveu um artigo onde fala do Mindfullness no seu blog sobre Psicologia, e esse conceito aplica-se precisamente à escrita de artigos para blogs. Quanto maior for a sua atenção plena (mindfullness), maior é a probabilidade de você ser bem sucedido. Quando você não consegue escrever, isso acontece porque o seu cérebro está em conflito com ele próprio. Se você criar um foco atencional, é muito provável que as ideias lhe surjam com maior facilidade, e você consiga escrever artigos mais facilmente.


1. CRIE CONFIANÇA EM SI PRÓPRIO

Normalmente a falta de confiança é um obstáculo a qualquer blogueiro. Alguma vez perguntou a si próprio se você é um escritor? Nunca teve capacidade de assumir para si próprio e para o mundo de que de facto você é um escritor? Tem medo de assumir que é um escritor, por não se achar suficientemente bom? Então desengane-se. Se você escreve, você é um escritor. Os escritores não são só aqueles que publicam livros e escrevem crónicas para as revistas e jornais. Você é um escritor! Diga-o repetidamente, todos os dias, e sempre que possível, escreva-o num local bem visível do seu escritório. Aumentar a sua confiança e pensar um pouco em si e no ego é fundamental para ajudá-lo a descontrair e a ter um maior fluxo de ideias.

2. PROCURE INSPIRAÇÃO

A inspiração para os seus próximos artigos está em praticamente todo o lado. A sua rotina do dia-a-dia pode ser inclusive uma grande fonte de inspiração. Imagine que você pretende escrever um artigo sobre escrever mais facilmente artigos: Você acorda de manhã,você toma um duche, por aí adiante… Obviamente que nem todas as ideias darão origem a um artigo de qualidade, mas a verdade é que a inspiração encontra-se praticamente em todo o lado, inclusive nas conversas que você tem com os seus amigos, nos programas que você vê na televisão, nos habitos e movimentos das pessoas, nas campanhas publicitárias e muito mais. Aproveite para saber como pode procurar ideias para novos artigos, na sua rotina e no seu dia-a-dia.

3. UTILIZE UM BLOCO DE NOTAS, SEMPRE!

Os blocos de notas são os melhores amigos de qualquer blogueiro. A verdade é que a grande maioria dos blogueiros tem o mau hábito de achar que consegue decorar todas as ideias que tem, mas a verdade é que ao longo do tempo, poucas ou nenhumas sobram para novos artigos. Enquanto escritor, utilizo dois blocos onde escrevo praticamente tudo aquilo que me vem à cabeça. Essas ideias servem não só como inspiração, mas também como oportunidades para escrever novos conteúdos. Além disso, um bloco de notas pode ser extremamente interessante quando você começa a ler textos e ideias que escreveu há meses e meses atrás.

4. CRIE UM FICHEIRO DE IDEIAS

Uma das coisas que faço sempre que encontro alguma informação pertinente na internet e que possa servir como inspiração para um próximo artigo, é anotar essa informação num ficheiro de ideias. Esse ficheiro é basicamente um ficheiro .txt de bloco de notas, onde coloco o endereço URL do site e uma nota que explica aquilo que achei interessante de reter e aprofundar. Ao longo dos anos, o meu ficheiro tem vindo a crescer exponencialmente em termos de quantidade de entradas, e isso deixa-me confortável do ponto de vista da geração de novas ideias para artigos, servindo como fonte de inspiração sempre que é necessário estimular a criatividade.

5. FAÇA UM BRAINSTORMING DE TÍTULOS

Uma das melhores formas de você estimular a sua criatividade, é pegar no seu bloco de notas (aquele que provavelmente ainda não comprou) e realizar um brainstorming de 10 minutos com o intuito de apontar apenas títulos para futuras postagens. Não seja selectivo, deixe apenas as ideias correr. No fim, uma boa percentagem desses títulos irá estimular a sua criatividade e irá ajudá-lo a conseguir escrever um artigo de qualidade para o seu blog. Um bom título normalmente faz com que o seu cérebro receba um estímulo criativo, e isso dá origem ao desenvolvimento de ideias mais facilmente. Não tendo nada, é provável que você sinta um défice na sua criatividade quando tentar começar a escrever.

6. DESENVOLVA A ESTRUTURA

Depois de ter desenvolvido um brainstorming de títulos para os seus próximos artigos, é altura de começar a trabalhar na estrutura desse mesmo artigo. Se você pretende escrever um artigo , então é altura de você começar a trabalhar essas ideias. Escreva os sub-títulos de 1 a 20. Não se preocupe com o desenvolvimento, apenas utilize a sua criatividade para desenvolver a estrutura base do artigo de acordo com o título que você imaginou. Depois de desenvolver a estrutura base (esqueleto do seu artigo) é altura de você definir quantas palavras pretende escrever (valor aproximado). Supondo que você pretende escrever um artigo de 800 palavras, então você à partida que cada uma das suas secções (1 a 20) terá aproximadamente 40 palavras. Desenvolva essas secções com 40 palavras e sempre que atingir esse número (aproximadamente) salte para a próxima secção. Desta forma, você evita escrever textos demasiados longos e que mais tarde necessitam de ser cortados, mantendo a sua criatividade intacta e estimulada. Além disso, este tipo de técnica é normalmente bastante mais eficiente que escrever textos longos de uma só vez.

7. O PRINCÍPIO E O FIM FICAM PARA ÚLTIMO

Depois de desenvolver a estrutura dos seus artigos, você deverá focar-se na introdução e conclusão dos mesmos. Costuma-se dizer que os primeiros 2 parágrafos são os mais importantes de todo o seu texto, pois são eles que normalmente cativam o leitor a ler o seu artigo até final. Além disso, a sua introdução deverá resumir eficientemente o seu texto e dar ao leitor uma visão global sobre aquilo que irá ser debatido. A conclusão deverá somar todos os pontos e concluir de alguma forma o seu raciocínio. Como provavelmente você não sabe qual a forma que o seu artigo vai ter no final, o ideal é deixar ambas as partes para último.

8. MOSTRE O SEU ARTIGO A UM AMIGO

Antes de publicar o seu artigo, considere mostrá-lo a um amigo ou familiar. Normalmente uma pessoa alheia aos conteúdos do seu blog consegue dar-lhe uma opinião mais precisa sobre a estruturação e a implementação das ideias chave do artigo. Se você conseguir passar corretamente as suas ideias a essa pessoa, de uma forma clara, então o seu artigo está praticamente pronto. Se por ventura essa pessoa sentir dificuldades em assimilar algumas das ideias, considere refazer algumas das secções tornando-as mais claras e objetivas.

9. ANALISE O TÍTULO VS CONTEÚDO

Embora possa ser tentador utilizar um título sensacionalista para conseguir cativar a atenção do público e gerar tráfego para o seu blog, a verdade é que o seu título deverá ser correspondido através do seu conteúdo. Quando isso não acontece, você frusta os seus leitores e acaba por perder credibilidade ao longo do tempo. Considere fazer uma análise precisa sobre o seu título versus conteúdo, a fim de equilibrar todas as partes e encontrar a solução perfeita.

10. O SEU ARTIGO ESTÁ REALMENTE BOM?

Esta é a pergunta que normalmente fazemos sempre antes de publicarmos um artigo em qualquer um dos nossos blogs. Ter consciência de que o seu artigo é realmente bom é essencial para ele faça furor e ao mesmo tempo ajude os seus leitores num determinado objectivo, seja ele melhorar perceber o que é a depressão, aprender a organizar o seu dia de forma eficiente, ou simplesmente dar a conhecer aplicações ipad úteis e produtivas. Qualquer que seja o seu objectivo, é extremamente importante que você consiga atingi-lo através do seu texto, e que no final, o seu leitor fique satisfeito, esclarecido e mais competente.

11. LEIA O SEU ARTIGO EM VOZ ALTA

Por incrível que pareça, ler um artigo em voz alta é muito diferente do que ler um artigo sem abrir a boca. Isto porque os nossos ouvidos são muito mais fiáveis do que os nossos olhos no que diz respeito a artigos. Por isso mesmo, é recomendável que você leia sempre os seus artigos em voz alta antes de os publicar. Existirá sempre uma frase ou uma determinada secção que você poderia ter escrito melhor e/ou que não faz grande sentido dentro da estrutura que você estabeleceu para o artigo.

12. VERIFIQUE A ORTOGRAFIA E ESTILIZE

Por fim e para que o seu artigo fique perfeito, é importante que você verifique a ortografia (poderá fazê-lo em conjunto com o passo nº11) e que você estilize o artigo de acordo com o tema. Procure algumas imagens pelo Google e por galerias de fotografias como o Flickr para ilustrar a sua peça de acordo. Uma imagem por cada 700 palavras é o ideal para manter o seu leitor interessado e quebrar de alguma forma a monotonia de uma leitura mais densa. Se por ventura escrever um artigo com 700 ou menos palavras, considere utilizar pelo menos uma fotografia que ilustre a sua abordagem. As imagens são uma excelente forma de impressionar o leitor e mantê-lo interessado no assunto.


E VOCÊ, QUE DICAS UTILIZA PARA ESCREVER MAIS FACILMENTE?

Todos nós temos os nossos truques e dicas para conseguir atingir determinados objectivos. Para quem escreve regularmente em blogs, é necessário utilizar estratégias para conseguir produzir o melhor conteúdo no menor espaço de tempo possível. E você, que truques e dicas utiliza para escrever mais facilmente? 


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