Estratégias que aprendi sobre ter sucesso com blogs!




Ao longo destes meses de escrita,fui experimentando muito e agora vou-vos transmitir algumas coisas que aprendi sobre ter sucesso com blogs

1. RESOLVA PROBLEMAS

Uma das coisas que aprendemos há bastante tempo e que temos vindo a falar constantemente é sobre resolver problemas. Costumo usar muitas vezes o exemplo dos blogs de tutoriais, que são blogs direccionados para a resolução de problemas.Normalmente os blogs que resolvem problemas e/ou ajudam os seus leitores a atingir determinados objectivos, fazem com que esses leitores desejem voltar mais tarde para resolver novos problemas ou atingir novas metas.
A reter: Dependendo do tipo de nicho de mercado onde você está inserido, procure saber quais são os problemas comuns dos seus leitores, e ajude-os a resolvê-los através de tutoriais e exercícios práticos. Se não souber que problemas são esses, pergunte directamente para seus leitores através do seu blog e das redes sociais.


2. ESCREVA POR PRAZER

Ao longo dos últimos 3 anos, tive a possibilidade de criar muitos blogs em áreas completamente diferentes. No entanto, hoje persistem apenas aqueles pelos quais tinha uma paixão realmente genuína. Muitos blogueiros falham quando escolhem as áreas nas quais pretendem escrever, muitas vezes aliciados pelo dinheiro e/ou potencial de rentabilização desses nichos. No entanto, se você não sentir paixão e desejo por aquilo que faz, rapidamente escrever torna-se num processo aborrecido e num verdadeiro sacrifício. Se você não escreve por prazer, então o ideal é reformular rapidamente a sua estratégia.
A reter: É essencial que você escreva em áreas pelas quais tem interesse. Procure perceber quais são os seus hobbies e gostos pessoais, e foque-se na criação de projectos que possam não só ajudá-lo a evoluir enquanto profissional, mas que acima de tudo lhe transmitam prazer e realização pessoal. Escrever por dinheiro é algo que a longo prazo não dá prazer, muito menos o realiza enquanto profissional e pessoa.

3. SEJA GENUÍNO E PARTILHE EXPERIÊNCIAS PESSOAIS

Para quem procura credibilidade e confiança junto dos seus leitores, não existe melhor forma de o conseguir do que partilhando as suas experiências pessoais. A genuinidade de uma partilha pessoal faz com que os seus leitores possam vê-lo como alguém igual a todos eles. Se você se coloca num patamar acima, você acaba por se distanciar de todos eles, criando uma barreira que o impede de socializar e trocar experiências que são extremamente importantes na blogosfera. Seja genuíno, partilhe experiências, fale um pouco de si e da sua vida, exponha-se, interaja, brinque, crie, fale, converse, e acima de tudo seja único, seja você próprio.
A reter: Embora a internet seja um espaço complexo, onde quem se expõe corre sempre riscos, a verdade é que se você não se expuser, os seus leitores nunca poderão associá-lo ao seu blog, muito menos olhar para você do mesmo jeito que olham para seus amigos e familiares. Ao longo do tempo, você será um “amigo” para muitos dos seus leitores, e esse tipo de relação é extremamente benéfica para o crescimento e solidificação do seu blog.


 




4. FAÇA UM PLANEAMENTO A LONGO PRAZO

Quando iniciámos um blog, uma das coisas que surgem com naturalidade é sem dúvida um planeamento a longo prazo. Embora não tenha sido algo que tenha nascido desde o primeiro dia, à medida que fui escrevendo e publicando conteúdos diariamente, sabía que se o continuásse a fazer, mais tarde ou mais cedo, alguém iria reparar em mim. Hoje, quando crio um projecto, uma das coisas que tenho sempre em mente é o planeamento a longo prazo. Escrever continuamente num blog, cumprindo prazos e estabelecendo uma rotina de publicações semanais é a melhor forma de você garantir que será visto e encontrado na rede.
A reter: Crie uma rotina de blogagem que se enquadre correctamente em sua vida, e cumpra-a, independentemente de tudo o resto. Decida se consegue escrever todos os dias ou apenas 3 vezes por semana, mas faça-o. Planeie também concretamente esse seu caminho e o tipo de conteúdos que pretende escrever, e estabeleça objectivos sempre a longo prazo (12 meses, 18 meses, 24 meses, etc). Se você mostrar consistência, os seus leitores ficarão agradados e acabarão por regressar naturalmente.

5. SIGA OS SEUS CONCORRENTES E AMIGOS

Uma das estratégias que adopto desde os primeiros dias foi a utilização das redes sociais como o Twitter e Facebook. Cheguei inclusive a experimentar praticamente todos os projectos que nasceram nestas áreas como o Plurk, Jaikku, Yahoo Meme, Orkut e muitos outros. As redes sociais foram sempre extremamente importantes para mim, pois permitem estar junto dos nossos leitores e funcionam como catalisadores dos nossos conteúdos. No entanto, as redes sociais são hoje extremamente importantes para nós para seguirmos outros blogs e blogueiros por quem sentimos uma grande afinidade e amizade. Seguindo esses blogueiros e ajudando-os a promover as suas matérias e conteúdos, nós sabemos à partida que mais tarde ou mais cedo eles iriam fazer o mesmo connosco.
A reter: Utilize as redes sociais com moderação. Não faça spam, não encha seu mural com postagens e evite ao máximo auto promover-se de forma exagerada. Faça amigos, siga perfis de outros blogueiros e usuários da sua área, repasse seus conteúdos e ajude-os a promoverem-se. A longo prazo, esses blogueiros e usuários irão promovê-lo também, repassar seus conteúdos e tornarem-se seus amigos e conselheiros. Muitos blogueiros acham que seguir e promover outros blogs significa perder tráfego, mas na verdade é precisamente o oposto!

6. SEJA PARTICIPATIVO, HUMILDE E CONTACTÁVEL

O que é que normalmente acontece com aqueles blogs de grande formato, com milhares de acessos diários, em que o(s) seu(s) autor(es) consegue ganhar dinheiro com grande facilidade e em grandes quantidades? Você nunca recebe uma resposta! Por mais difícil que seja ser participativo e interactivo com seus leitores e usuários, é extremamente importante que você responda aos comentários e solicitações de seus leitores. Responda aos comentários, aos emails e às interacções nas redes sociais, ajude  os seus leitores quando eles precisam, seja humilde para admitir quando não sabe e/ou quando erra, e acima de tudo seja uma pessoa contactável e que seus leitores sabem à partida que podem contar. Mesmo que seu blog cresça e seus rendimentos também, você deverá continuar a ser a mesma pessoa e a apresentar-se de igual para igual com seus leitores. Você não é mais do que eles, e é extremamente importante que eles sintam isso!
A reter: A humildade e participação é um dos aspectos fundamentais de qualquer blog. O facto de respondermos desde sempre a todas as solicitações dos nossos leitores e usuários, seja através de comentários, emails, tweets, etc., fez com que hoje o meu blog receba centenas de interacções mensalmente, tornando-se numa verdadeira comunidade de pessoas interessadas em partilhar experiências, ideias e conhecimento. Além disso, a confiança e credibilidade que os nossos leitores têm em nós, deve-se muito ao facto de nos mantermos fieis a princípios,mesmo se crescemos muito de repente!!!

7. CRIE UMA MARCA DE VALOR

Quando iniciei este blog não tinha nem de perto nem de longe a experiência de hoje. O valor de uma marca e de um nome, são algo extremamente importante no futuro de qualquer blog e blogueiro. Considere repensar a sua estratégia caso ainda não tenha um nome memorizável e que possa ser utilizado para outros fins num futuro próximo. Uma boa consideração em termos de planeamento de marketing pode ser extremamente importante para o futuro do seu blog!
A reter: Nomes genéricos e sem uma forte componente de branding normalmente a longo prazo são extremamente limitadores. Considere planear bem o nome do seu projecto e criar uma marca de valor que possa ser utilizada tanto dentro como fora da internet. Nomes curtos e sem hífens são sempre uma excelente opção, embora o essencial seja o nome propriamente dito.


8. ERRAR PARA QUE UM DIA POSSA ACERTAR

Errar faz parte do processo de blogagem. Qualquer blogueiro que se preze já implementou uma ideia que foi um autêntico fracasso. Mas esses fracassos não são nada mais do que testes e experiências que são extremamente importantes na alavancagem do próprio blog. Por cada ideia genial que você tiver, haverão certamente 20 ou 30 outras ideias que não fazem sentido nenhum e/ou que se revelam verdadeiros fracassos. A estratégia passa por tentar praticamente tudo e de tudo. Não se conformar com o sucesso do seu blog e/ou dos seus conteúdos e estratégias é fundamental. É necessário estar constantemente inovando e criando coisas novas, e isso significa também fracassar!
A reter: É muito importante que você queira sempre melhorar e atingir mais. Não se conforme com as suas conquistas. Procure sempre mais, melhor e acima de tudo por em prática novas ideias que possam tornar o seu blog num espaço melhor e/ou que ajudem a mudar a vida de alguém. Esse compromisso com a mudança e constante implementação de ideias é um enorme alicerce no crescimento de seu blog!

9. CRIE PARCERIAS DE SUCESSO

As parcerias são algo visto por muitos blogueiros como um atentado aos blogs, muito por culpa do típico blogueiro parasita que normalmente está sempre a tentar “roubar” um link ou uma troca de banners. No entanto, as parcerias são muito mais do que isso e podem ser fundamentais para ajudar ao crescimento de um blog. Conseguir boas parcerias é algo que está directamente relacionado com os pontos Nº5 e 6 deste artigo. Relacione-se com pessoas da sua área que naturalmente as parcerias serão algo que irá surgir com naturalidade.
A reter: Não pense que você irá conseguir fazer tudo sozinho. As parcerias são uma excelente forma de você promover o trabalho de outros blogueiros, da mesma forma que eles promovem o seu. Foque-se na criação de relacionamentos duradouros que possam contribuir para o ajudar a crescer enquanto blogueiro e pessoa.

10. CRIE OBJECTIVOS E TRABALHE MUITO!

Para se ter sucesso é necessário trabalhar-se mais e melhor do que todos os concorrentes. Enquanto você está sentado no sofá a assistir series, existe um concorrente seu que está a  produzir conteúdo ou a criar uma nova ideia que irá superar as suas. Esta filosofia por mais exagerada que seja, é um pouco da realidade da blogosfera. Quem mais trabalha e mais se dedica, normalmente é quem tem mais sucesso. E o sucesso só é mensurável se você tiver objectivos. Tenho vindo a trabalhar arduamente para que no final deste ano possa celebrar a conquista de todos. Além disso, os objectivos são para mim uma grande motivação, e a motivação ajuda-me a trabalhar com mais prazer e de forma mais aguerrida!
A reter: A dedicação e trabalho árduo é fundamental em qualquer área de negócio. Não existe sucesso sem muito trabalho, e na blogosfera isso significa muitas vezes conteúdo. Escrever muito conteúdo e com regularidade é fundamental para fazer com que o seu blog cresça a um ritmo mais acelerado. E se você tem tem objetivos a longo prazo, nada como trabalhar com dedicação e afinco para os atingir o quanto antes!

E VOCÊ, O QUE TEM APRENDIDO SOBRE BLOGS?

Tendo em consideração que você provavelmente é blogueiro, gostaría imenso de saber o que
é que você tem vindo a aprender ao longo do tempo sobre blogs. Quais as ideias fundamentais para ter sucesso com
blogs? Quais as experiências que você tem feito e que têm surtido efeito? Partilhe seus conhecimentos!




Sem comentários:

Enviar um comentário